Estatistica
Sempre me pego iniciando um trabalho ou artigo comentando a evolução do ser humano e suas descobertas naturais, aqui não é diferente, quando falamos de estatística estamos descrevendo a evolução da ciência e as descobertas inteligentes do homem. A estatística passa a ser usada nas mais diversas áreas do conhecimento na explicação dos fenômenos e levantam dados para a tomada de decisões de forma simples e dinâmica em âmbito globalizado.
Fortaleceu suas raízes no século XX, porem há registros de uso pelos povos antigos e até na Bíblia Sagrada, seu uso se dá nas organizações, onde são usadas as mais variadas ferramentas na demonstração dos resultados como gráficos e tabelas. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social. Com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento.
Para Ramos (2007), os métodos estatísticos modernos formam uma mistura de ciência, tecnologia, e lógica para que os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. Ela é reconhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade.
Para Inesul (2007), a utilização da estatística já remota há quatro mil anos antes de Cristo, quando era utilizada por povos guerreiros na conquista de territórios. A própria Bíblia nos descreve isso. Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria.
Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. (BÍBLIA, N.T. Lucas, 2:1-3)
Inesul (2007) ainda acrescenta que a Estatística