jovem adulto
Inicialmente na contrução da educaçaõ brasileira tivemos a atuaçao dos que alem do objeto imediato de catequizar tinham o objetivo principal de colonizar o novo território descoberto, com eles os primeiros exemplos educacionais tão marcantes no Brasil colônia que iriam influenciar até o Brasil República.A mudança sensível na educação no Brasil se dar justamente pelos fechamentos dos colégios dos jesuítas e também por ser a partir deste momento a língua portuguesa como língua oficial, o latim ainda era ensinado, mas foi resumido e através da lingua materna ,mais havia a proibição de ser falar a lingua existente no Brasil da época: a Tupi. A metodologia principal de ensino era ministrar aulaségias e para meninos e por professores concursados, em concursos públicos .
A partir daí com a troca de interesses entre a Coroa e a Companhia de Jesus, que mantinha a ação jesuítica no Brasil passa a trajetória educacional de meados do século XVI passa a controlar o Estado português, cria-se o subsídio literário como maneira de controlar a produção de cana e a arrecadação advinda dela, incentivando o ensino .
Já no período do Império brasileiro o que se percebe é o fortalecimento de um espírito nacionalista, voltado para a construção de uma legislação que legitime o poder do imperador da nova nação em pleno século XIX, ocorre assim o sistema dual em que a nação se responsabiliza pelo nível secundário e universitário e as Províncias. Mesmo sem