jovens e adultos
A educação de jovens e adultos ainda convive com esta situação queseria a construção de um currículo voltado para atender as necessidades desses sujeitos, contemplando as potencialidades e as demandas exigidas para este público de estudantes. Mas o que acontece narealidade é que o currículo ainda é entendido como o que se ensina e aprende e já vem determinado e acabado, o que se tem a fazer é cumprir este currículo como verdade absoluta, por isso a necessidadedele ser visto e estudado como um processo contínuo e dinâmico num planejamento diário.
Hoje não se tem na EJA somente pessoas analfabetas com idades mais avançadas, há também outro grupoexcluído que são os jovens, que cada vez mais procuram nesta modalidade para terem acesso ao conhecimento para entrarem no mercado de trabalho e serem mais respeitados na sociedade.
O processoeducativo é uma acumulação de experiências mais do que de conhecimentos. Nessa perspectiva, os alunos da EJA trazem consigo bagagem considerável de experiências que podem e devem ser usadas pelo professor afavor das ações educativas.
Os estudantes da EJA são pessoas para as quais foi negado o direito à educação, durante a infância ou adolescência: homens e mulheres, brancos,negros, índios e quilombolas, trabalhadores empregados e desempregados, filhos, pais e mães, moradores dos centros urbanos e das áreas rurais. Algumas dessas pessoas nunca foram à escola ou dela tiveram que se afastar em função da entrada precoce no mundo do trabalho ou mesmo por falta de escolas. A maioria daquelas que já passou pela instituição eRESUMO: Este artigo apresenta concepções sobre gestão pedagógicae a as atividades desenvolvidas pelos servidores de uma escola municipal localizada no município de Sabáudia - PR, contextualizando a gestão democrática da educação aos mecanismos legais einstitucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação social: no planejamento e elaboração de políticas