torrista
O Torrista é o responsável pelo manuseio da coluna nas manobras, pela operação das bombas, tanques de lama e recebimento de granéis. Ele auxilia o Sondador nos trabalhos da sonda, orienta os trabalhos executados pelos Plataformistas e atende ao Técnico Químico de Petróleo na colocação de aditivos no fluido de perfuração. Por isso, seu trabalho requer liderança e capacidade de coordenar trabalhos em equipe.
O Torrista recebeu esse nome por desempenhar parte de suas funções do alto da torre de perfuração das plataformas, e é de lá que participa das manobras de descida e retirada da coluna de perfuração nas operações de sonda, acionando motores, lubrificando as partes móveis das bombas de lama e auxiliando na mobilização ou no estaleiramento das seções de tubos de perfuração. Por esse motivo, é imprescindível que esse profissional não tenha medo de altura.
Também faz parte das suas atividades: executar a manutenção das bombas de lama; vigiar as condições de circulação do fluido de perfuração, observando o retorno e trajeto do mesmo, registrando a viscosidade e a densidade horária, em formulários apropriados, para detectar qualquer variação dos níveis nos tanques de armazenamento, ou vazamentos no circuito; executar o programa do químico para fabricação de fluidos de perfuração e completação; fazer verificações periódicas das características dos mesmos e corrigindo-as por adicionamento de produtos químicos; realizar as manobras nas linhas de fluidos, peneiras e tanques de lama, quando solicitado pelo Sondador ou Químico. Por estas razões, é necessário à função do Torrista habilidade no manuseio de produtos químicos.
É exigido que esse profissional mantenha em condições regulares de funcionamento os instrumentos, ferramentas e equipamentos componentes do sistema de perfuração,