Jovens adultos
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso de Psicologia
ADULTOS JOVENS
Ana Clara de Paula Nazareth – 1112082/2
Emanuel Guilherme Mindêllo – 1112097/x
Larissa Pereira Pinheiro – 1112111/0
Mariana Ludmila Magalhães Veríssimo Pouchain – 1112118/7
Fortaleza – 2012
INTRODUÇÃO
Justificativa
O presente trabalho se justifica por ser uma exigência para aprovação parcial na disciplina de Adolescência, Vida Adulta e Velhice, do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, ministrada pela professora Cristiane Amorim.
Objetivos
Esse trabalho tem por objetivo a investigação prática, a partir de pesquisa bibliográfica, das teorias do desenvolvimento estudadas durante a disciplina de Adolescência, Vida Adulta e Velhice.
Metodologia
A metodologia do trabalho consistiu no estudo bibliográfico acerca dos jovens adultos e entrevista semi-estruturada, que consiste em a entrevista estar focalizada em um assunto sobre o qual se confecciona um roteiro com perguntas principais, complementadas por outras questões inerentes às circunstâncias momentâneas à entrevista (Manzini apud Manzini, 2004). Serviram de base teórica os autores Cláudia Maria da Silva Osório e Erik Eriksson.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com Osório (2001), é durante a etapa de jovem adulto que as consequências patogênicas ou saudáveis das fases anteriores surgirão, tanto no campo da saúde física e da saúde mental. É durante essa etapa que surge a impressão de tranquilidade ou estabilidade, como se o desenvolvimento estivesse acabado na transição da adolescência para a vida adulta. O que acontece para haver esse questionamento dessa impressão de tranquilidade e estabilidade é que é justamente durante a fase dos 20 aos 40 anos que muitas pessoas buscam tratamento psicológico.
O mundo real se inicia na infância e é ampliado na adolescência, e é durante essa etapa de adulto jovem que haverá a inserção no mercado de trabalho