Jornalistas de redação
Como o jornalismo é retradado nas telenovelas brasileiras
Ana Carolina Zumbaio Silvestre
Faculdades Integradas Alcântara Machado, FIAM/FAAM, São Paulo, SP
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar como o profissional do jornalismo é retratado pela mídia nas telenovelas, analisando a ficção e o real através dos hábitos profissionais, local de trabalho, forma que produzem reportagens, relações e os diferentes estereótipos expostos sobre a profissão. Através de muitos personagens que já foram interpretados nas novelas podemos perceber uma construção de um profissional que em grande maioria não se enquadra com a realidade do jornalismo atual, contribuindo para a “precarização” da profissão perante o público, já que muitas pessoas em seu intelecto compram aquela imagem e levam como verdade tudo que é circulado na grande mídia.
PALAVRAS-CHAVE: jornalista, identidade, estereótipos, novelas, grande mídia.
Introdução
Jornalista como manequim
Não é de hoje que as novelas introduzem como personagens os jornalistas e seu cotidiano profissional, essa representação por muitas vezes gera inquietação nos profissionais da área, pois aquela realidade é totalmente oposta e equivocada sobre o mercado de trabalho e também sobre a vida pessoal, podendo banalizar a identidade jornalística perante o público.
“A televisão é um fator de identidade cultural e de integração nacional, devido à dupla condição de ser uma televisão assistida por todas as classes sociais e de ser um espelho da identidade nacional” (Dominique Wolton,1996).
Por ser um veículo de grande alcance das massas torna ainda mais importante à cautela ao montar a imagem de um profissional real e com uma missão social quanto a dos jornalistas. Essa importância não pode ser propagada de forma banal, tem que ser fiel ao mundo real assim como outros profissionais retradados. Essa má interpretação ao ser absorvida pela massa traz prejuízos à identidade