esperamos um cristo diferente deste anunciado?
Mateus 11:1-6
Muitas pessoas vão à igreja em busca de uma solução para seus problemas, às vezes chegam lá destruídos, acabados e precisando realmente de um milagre.
E em algum momento de suas vidas ouvem falar de Jesus Cristo (O Messias), e nesse contexto ouvem dizer que quem serve a Cristo (O Messias) é próspero, vive uma vida feliz e sem problemas, o casamento é um milagre de Deus, que ele jamais enfrentara problemas conjugais, pois eu e minha casa servimos ao senhor. Tudo é como uma maquina faz tudo onde você coloca 2,00 reais e é só apertar o botão e escolher o que quer.
Vamos mais além dentro do contexto histórico, para compreender a mente do povo daquele período e tentar trazer isto para nossa realidade.
O contexto histórico desta passagem mostra um povo jazia mais de 3000 anos, esperavam por um Messias, um salvador que libertaria Israel de seu julgo, assim como alguns outros homens o fizeram no passado, ex: Samuel, sansão, Gideão, Davi e etc..
O povo judeu já havia sofrido muitas perseguições, humilhado por perder o direito de ser dono de suas próprias terras, deportado para a babilônia para passar de povo livre do Egito, para escravos novamente. Um povo fiel a sua religiosidade, mas de duro coração, um povo zeloso em cumprir os preceitos e mandamentos da Torah, e seguir os escritos do Talmud (escritos no período babilônico pelo sábios rabinos judeus, interpretando de maneira, única e dentro de suas visões, conhecimentos e passagens da torah, dos profetas e os livros históricos).
O povo judeu passou por algumas transições de governo, domínio, onde impérios surgiram e foram dizimados, e eles ainda estavam debaixo do domínio desses impérios. Depois dos babilônicos, vieram os medos e os persas e depois os Assírios, mas constantemente se lembravam de uma promessa do Senhor o Eterno, o clemente, o Poderoso, o Yavé, O Eu Sou, que dizia que um dia viria seu redentor, que viria