remanejamento
Constituintes do assoreamento: Lixo,Terra,Dejetos
O lixo é um fator que além de comprometer a fauna marinha dos rios , prejudica principalmente a população humano, trazendo consigo doenças e um bem estar de vida desagradável.
A falta de canalização de esgoto e saneamento básico é um fator de estrema delicadeza onde o governo ne âmbito nacional fecha os olhos para a população trazendo não só a mortalidade de afluente e nascentes como ate mesmo da população que ali vive.
O assoreamento proveniente do deslizamento excessivo da camada superficial de terra das propriedades, deriva da falta de vegetação das parte que ocasionam ao redor de rios ,mananciais e seus constituintes.
Soluções: Nestes casos, é importante uma intervenção do homem para evitar catástrofes. A primeira medida é a conscientização da população para que o lixo não seja jogado nos rios.
Para combater o assoreamento, a melhor medida é trabalhar na sua prevenção, contendo os processos erosivos em áreas situadas próximas às drenagens, além de impor barreiras para que os sedimentos não se acumulem rapidamente sobre elas. O cultivo e a preservação de matas ciliares são as medidas mais recomendadas, pois barram a entrada de objetos sedimentares nos rios e conservam o solo das margens, evitando erosões fluviais.
Papel do Engenheiro Agrônomo: Então para nos futuros profissionais , devemos conscientizar aqueles que não acredita que a agua pode acabar, que o importante é a renda e não o bem estar do próximo , e que a produção vem primeiro que a razão.
O importante é produzir mais podendo usufruir daquilo que conquistamos com tanto esforço e dedicação.