Jornalismo
Por José Claudio Ortiz Júnior
Que o brasileiro é apaixonado por futebol ou que passa boa parte do tempo falando sobre esse esporte não restam dúvidas, porém o que pouca gente sabe ou conhece é que os campeonatos “desconhecidos” do futebol estão ganhando espaço nas programações de TV, em publicações e sites especializados.
Mas o que chama a atenção é que muitos jornalistas já acompanhavam esses campeonatos de menor expressão, antes mesmo de tais competições começarem a “aparecer” nas telas da TV.
No caso de Eric Luís Carvalho, repórter do GloboEsporte.com da Bahia, o interesse veio desde pequeno, quando acompanhava os jogos do Campeonato Estadual da Bahia. “Cresci, acompanhando Camaçari x Poções, Juazeiro x Serrano; jogos pequenos, mas que sempre tiveram paixão. E acho que no futebol isso é o mais importante”, afirmou Carvalho.
Já outro jornalista, Edimario Duplat, que mantém um blog sobre o futebol alternativo, chamado “Mapa Mundi da Bola”, o interesse surgiu da curiosidade de saber o que acontecia no futebol de países com menos tradição e menos espaço na mídia. “O que mais gosto do futebol é que ele representa tantos lugares e culturas, que não vejo porque não reconhecer o que é feito nas Américas, Ásia, Oceania e África, por exemplo. Não é por uma questão de querer ser diferente, e sim por curiosidade e respeito; sem querer menosprezar o nível apresentado e por conhecimento do futebol que existe por todo o mundo”, afirmou Duplat.
Para o jornalista dos canais ESPN, Leonardo Bertozzi, o verdadeiro admirador do futebol não acompanha apenas os campeonatos mais “conhecidos”. “Não consigo ver como um verdadeiro apaixonado por futebol possa se interessar apenas pelas competições mais midiáticas. Sobretudo nos dias de hoje, onde há facilidade para o acesso à informação”, afirmou Bertozzi.
Muitos jornalistas que fazem a cobertura exclusiva no âmbito esportivo