Jornalismo - A Noção do Texto
Página
Introdução 2/3
Desenvolvimento 4
A Noção do Texto 4
Tipos de Discurso 5
Discurso Direto 5
Discurso Indireto 5
Discurso Indireto Livre 6
Texto Narrativo 6
Elementos da Narrativa 6
Ambigüidade/Duplo Sentido 7
Pontos de Leitura e de amizades 8/9
Neto de uma Cativeira 10
Era uma vez o Orkut 11
Confronto Aberto á 144 horas das Urnas 12
Corações Cansados 13
Equilíbrio na Preparação 14
Proposta na Telinha 15
Luta Acirrada por duas Vagas 15
Conclusão 16
Referências Bibliográficas 17
Introdução
O principal desafio da elaboração deste trabalho, é chamar atenção dos leitores através do canal de comunicação digital, para isso, utilizamos a ferramenta básica chamada texto, tanto no seu conceito quanto na sua produção. É Também parte desse desafio, auxiliar na produção informal e publicação de matérias, a partir da criação de um blog.
Apresentamos neste material as noções básicas do texto, a heterogeneidade dos tipos de discursos que aparecem nas reportagens, de forma clara, objetiva e totalmente visual. O objetivo desse trabalho também é mostrarmos passo a passo as ferramentas necessárias para a criação de um texto jornalístico. Não podemos esquecer que o foco dos textos é a comunicação e por isso enfatizamos os pontos fundamentais na hora da escrita.
Para atingir nosso objetivo, foram selecionadas oito reportagens. O veículo escolhido foi o jornal impresso (Correio Brasiliense). Após analisadas, serão criticadas no blog DIA A DIA. Os tipos de discurso das reportagens foram destacados e sublinhados para tornar a idéia mais clara. Este trabalho é uma breve introdução para quem deseja começar a produção de texto jornalístico, e quais fatores devem ser evitados, como por exemplo, o duplo sentido e a ambigüidade.
A separação das matérias foi feita pelo grupo em biblioteca com base nos