Reportagem
Autor: Ivan Plavetz Data da publicação: 01/09/2014
Fonte:
Ucrânia perde aeroporto e diz que Rússia iniciou 'grande guerra'
Putin pede a UE que tenha bom senso, em meio à ameaça de mais sanções contra Moscou; Otan cogita força militar de reação rápida. Da BBC
Confronto continua se concentrando em Lugansk e Donetsk, no leste ucraniano (Foto: Reuters) O Ministro da Defesa da Ucrânia, Valeriy Heletey, disse nesta segunda-feira (1) que o país é palco de uma "grande guerra" provocada pela Rússia, que, segundo ele, teria iniciado uma ofensiva militar de “larga escala” no país vizinho.
A declaração foi feita no mesmo dia em que as autoridades ucranianas admitiram ter perdido o controle sobre o aeroporto de Lugansk (leste da Ucrânia), ao se verem obrigadas a retirar suas tropas do local – que, dizem, estava sob cerco de tropas russas.
“Uma grande guerra chegou à nossa casa, uma guerra jamais vista na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Infelizmente, as vidas perdidas em guerras como essa chegam não só a centenas, mas a milhares e até dezenas de milhares”, disse Heletey no Facebook.
Ainda de acordo com o Ministro da Defesa ucraniano, o governo russo foi obrigado a começar a intervenção em grande escala porque a força militar da Ucrânia estava “ganhando terreno no leste do país”, onde, além de Lugansk, fica a cidade de Donetsk, outro foco de combates.
Enquanto isso, a Rússia segue negando sua participação militar na Ucrânia e diz que não está enviando soldados para o país vizinho.
A última rodada de negociações para resolver a crise – realizadas em Minsk, capital da Belarus -, envolvendo membros do governo ucraniano e russo, além de líderes dos rebeldes separatistas, terminou sem que se chegasse a nenhum acordo.