Globalização ( Economia)
Introdução
A globalização é um processo de integração entre os países, que permite às organizações, governos e população trocar informações para realização de operações e transações em diversos setores.
Com o passar dos anos, é notado um grande desenvolvimento, e a partir daí ocorre uma maior interligação entre as nações de diferentes localidades.
Essa integração é chamada de globalização e envolve uma infinidade de setores do mundo desenvolvido, dentre eles o econômico, financeiro, tecnológico, entre outros.
Em meio a esse desenvolvimento, há também alguns aspectos em que ocasionam as crises, que também serão abordadas no decorrer do trabalho a fim de informar a todos sobre os pontos positivos , negativos , causas e consequências.
A origem da globalização
A globalização teve o seu inicio no período entre o século XV e XVI com as grandes navegações e descobertas marítimas, dessa forma foi possibilitado à interação mais ativa por diversos espaços geográficos e disseminando o processo de globalização em uma vasta área.
Após esse acontecimento, o mercado ficou saturado, e empresas de grande porte visavam buscar novos mercados consumidores, e principalmente os países que haviam saído do socialismo. Com toda essa forma de buscar novas fontes os comerciantes utilizaram novos recursos para direcionar e orientar na oferta e demanda dos produtos juntamente com tecnologias que favoreçam as empresas.
Blocos econômicos
Dentro deste processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Neste contexto, surgiram a União Europeia, o MERCOSUL, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.
Aspectos negativos da Globalização
Uma dos