3det
Alexandre Lancaster
Edição Guilherme Dei Svaldi • Arte Giovana Basílio • Revisão Guilherme Dei Svaldi
Projeto Gráfico Tiago H. Ribeiro • Diagramação Tiago H. Ribeiro
Publicado na internet em agosto de 2013. Para mais conteúdo, visite www.jamboeditora.com.br.
BRIGADA LIGEIRA ESTELAR é copyright © 2012-2013 Alexandre Ferreira Soares. Baseado nas regras de 3D&T Alpha, desenvolvidas por Marcelo Cassaro.
Históricos para Heróis
Introdução
Em 1994, a editora americana R. Talsorian lançou a terceira edição de seu
RPG de robôs gigantes Mekton, desta vez sob o nome Mekton Zeta. Um dos maiores atrativos dessa versão foi uma atenção maior ao aspecto interpretativo (as versões pregressas, Mekton e Mekton II, sempre tiveram um ranço claro de wargame). Em especial, seu sistema de construção de personagens, o Lifepath. Nele, o jogador constrói aleatoriamente, com o uso de tabelas, um passado para seu personagem, dentro dos eventos que você, em sua vida, não poderia ter escolhido. Quem escolhe nascer em berço de ouro ou no meio da rua? O Lifepath define quem seu personagem é, e como ele veio a ser.
O precioso nessa linha biográfica é justamente como ele reflete o espírito de séries clássicas como Gundam, Macross e outros, com sua devida carga de exagero e melodrama. E com o cenário de Brigada Ligeira Estelar para 3D&T, temos no Brasil um universo de robôs gigantes prontinho para ser desbravado. Então estamos adaptando — na cara de pau mesmo — o Lifepath de Mekton para o cenário, para permitir que os jogadores menos familiarizados tenham uma porta de entrada no espírito de uma série de mechas. A ideia é simples: gerar os fatos que guiaram o personagem pelos seus primeiros anos de vida, antes de pilotar um robô gigante.
Uma coisa importante: não pense que isso substitui a interpretação. O que isso oferece é um histórico (ou background) básico construído rapidamente. Haverão lacunas e contradições, mas isso é deixado para o jogador poder