contabilidade rural
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar de forma prática os procedimentos para a iniciação dos registros contábeis das atividades rurais. Estuda todos os procedimentos como a exploração da capacidade produtiva do solo, criação de animais e transformação de determinados produtos agrícolas, tornando-se imprescindível o controle da gestão de custos e da contabilidade.
3
1.1 DIFERENÇA ENTRE CUSTOS E DESPESAS NA ATIVIDADE RURAL
Para Marion (2009), os custos de cultura são os gastos direto ou indiretamente relacionados ao produto, como sementes, adubos, mão-de-obra, combustíveis, depreciação de maquinas e equipamentos utilizados na cultura. As despesas são gastos não identificados com a cultura, como propaganda, vendedores honorários administrativos e despesas financeiras.
No momento da venda, o estoque é baixado, poisestá sendo transferido para o comprador, segundo Santos e Marion (2009), quando um bem é subtraído do ativo, é considerada uma despesa, ou seja,custo de produto vendido, pois passa a ser uma receita. Uma diferença fundamental entre custo e despesa é que o custo se identifica com o produto e a despesa com o período.
Na figura abaixo podemos observar a diferença entre custo e despesas
Figura 1 - Modelo de custeio por absorção integral ou Total.
Fonte: Drury (1996).
As classificações dos custos de acordo Santos e Marion(2009) são: custo de natureza, de identificação, de variação quantitativa e custos nas agropecuárias
(custeio por absorção, diretos, variável ou padrão).
4
Segundo os mesmo autores, o custeio por absorção tem a finalidade de mensurar monetariamente os estoques de produtos acabados ou ainda em exploração, no fim de um determinado de exercício ou tempo para poder apurar o resultado contábil de uma empresa. No custeio direto ou variável, considera-se somente os custos variáveis para determinação dos custos de produção, neste caso os custos fixos é reconhecido