Jornalismo resumo
4.1.1 DEFINIÇÃO
Segundo o dicionário, o Jornalismo é uma atividade profissional da pessoa que trabalha em comunicação social, seja em publicações periódicas, seja na televisão ou na rádio, podendo exercer diversas atividades, entre as quais a redação de artigos, a realização de entrevistas, a elaboração de noticiários, etc.; profissão de jornalista.
Também definido como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais, esta atividade informativa é realizada periodicamente e difundida através dos meios de comunicação de massas. O profissional de jornalismo pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, rádio, televisão, websites, weblogs, assessorias de imprensa e muitos outros.
4.1.2 MERCADO DE TRABALHO
O mercado para o Jornalismo está sempre em alta, nos últimos 20 ou 30 anos os meios de comunicação de massa (jornais televisivos, revistas semanais) adaptaram-se às leis de mercado. Além das atividades dos meios de comunicação convencionais, os avanços da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s), frequentemente exigem nova habilidade para tratar a mídia e assim, produzir informação. Portanto, há a demanda cada vez maior de profissionais aptos a lidar com as novas ferramentas de comunicação e sobretudo de desenvolver estrategicamente conteúdo e projetos.
O profissional de Jornalismo está legalmente habilitado a exercer todas as funções nas redações e departamentos de documentação das empresas de comunicação do ramo editorial, radiofônico, televisivo ou digital. O jornalista também encontra possibilidades de atuação nos departamentos de comunicação das organizações de todos os segmentos públicos e privados, atuando no desenvolvimento e gerenciamento das suas estratégias comunicacionais.
As mídias segmentadas, regionais e alternativas também têm ampliado as chances de trabalho para esse profissional. Outro ramo jornalístico em franco desenvolvimento são as agências de