Preconceito
Muitas pessoas sofrem com uma praga chamada preconceito. O preconceito é irmão da discriminação, e quer dizer: a falta de tolerância ao diferente.
Todos os dias convivemos com pessoas muito diferentes de nós mesmos. Algumas são mais velhas, outras mais novas. Existem pessoas mais ricas e mais pobres, pessoas de raças diferentes (negros, mestiços, índios, orientais, brancos), de crenças diferentes (católicos, judeus, muçulmanos, budistas, etc.). Tem gente cabeluda e gente careca, alta e baixa, gorda e magra, de olhos claros e escuros, de nariz grande e pequeno. É gente de todo tipo!
E com toda essa diferença, veja só: todo mundo é igual. Não só por sermos todos seres humanos, mas iguais também perante a lei. Mas na prática... quanta diferença!
A gente está cansado de saber que cor de pele não é motivo para tratar ninguém melhor ou pior, e que o mundo seria muito mais chato se todas as pessoas fossem iguais, não é? Mas a verdade é que tem um pessoal muito pouco esperto, que ainda acha que ter a pele branca é mais legal do que ter a pele negra, vermelha ou amarela!
Só que isso é crime! A Lei 7.716, de 05 de janeiro de 1989, que faz parte da Constituição Brasileira, fala muito claramente: quem pratica ou induz os outros a praticarem atos de discriminação racial tem que pagar uma multa e passar uma "temporada" de um a cinco anos no xadrez! É isso aí, preconceito racial dá cadeia, sim!
O quê? Você já quer sair por aí com sua capa de super-herói, em defesa dos fracos e oprimidos? Ah, saiba que existem maneiras mais práticas e eficientes de defender direitos iguais para todos. Antes de tudo, por meio de atitudes pessoais, no dia-a-dia, com as pessoas com quem você convive: tratando a todos com respeito, sem se importar com a cor, a idade, a aparência, a condição social, a religião... Fique ligado: às vezes a gente tem preconceitos que nem percebe...
FORA PRECONCEITO!
Muitas pessoas sofrem com uma praga chamada preconceito. O preconceito é irmão