Resumo do livro "O que é Jornalismo" de Clóvis Rossi
Outra coisa que o repórter tem que seguir, segundo o livro, é o estilo, não só o seu, mas o da empresa em que trabalha. E toda notícia que ele faz, tem que responder seis perguntas básicas que o leitor quer saber: quem, quando, onde, como, por que, o quê. Dependendo da intensidade da notícia, “como” e “onde”, tornam-se itens secundários. Essas perguntas fazem parte do estilo, e também, mais distorções fazem parte desse estilo. Por exemplo, o autor conta, que o copidesque, faz a releitura do que o repórter escreveu, para somente assim ser aprovado ou não aquele texto. Ele é mais um filtro, que vai alterar uma parte do que o repórter viu e relatou. No capítulo a seguir, pode-se concluir que o jornalista que consegue responder às seis perguntas básicas com o máximo de detalhes e informações que puder, terá uma notícia “no mínimo aceitável”.
A seguir o livro conta sobre os seguintes filtros que aparecem no trabalho do repórter. O chefe de reportagem, o editor, o editor chefe, todos esses irão alterar a notícia de acordo com o próprio ponto de vista, mesmo não estando lá para ver o ocorrido.
No capítulo seguinte, entende-se o como é importante a busca de informações. Rossi conta o quanto é importante não dispensar nenhuma