Jornalismo na ditadura militar
1 ) Como os jornais noticiavam os fatos politicos que antecederam o golpe militar de 1964? Havia tendências, na imprensa, favoráveis ao golpe?
Havia tendências, mas elas eram camufladas. Os jornais noticiavam o que lhes era conveniente; porque eles não queriam que o socialismo dominasse o Brasil, mas sim a democracia.
2 ) Sobre o editorial do “ Estado de São Paulo “ intilulado “ Instituiçoes em Frangalhos “ de 13 de dezembro de 68, responda:
A ) Quais as conseqüências do mesmo para o jornal ?
As conseqüências foram : a instalação dos censores, paralisação das impressões e apreensão dos exemplares que já haviam saído.
B ) Identifique no editorial, ponto ou pontos que podem indicar uma anuência com as decisões ou caminhos do então Regime Militar.
Não encontramos pontos que indiquem anuência, pois na opinião do grupo o texto todo expõe criticas ao governo Costa e Silva; um dos pontos que podem indicar a ironia do autor é quando o mesmo cita o otimismo do então presidente, concluindo que a Câmara e o Senado e até a maioria da população estavam de acordo com seu governo, que era feito através da experiência anterior do presidente em quartéis, e fica clara a ironia justamente quando o autor cita esse fato dizendo que governar um país é muito diferente do comando de um exército, mostrando também com isso que a indignação era geral e estava vindo a tona.
C ) Na sua opinião, o editorial é crítico ao então Regime ?
Sim. Pois ele analisa a situação do pais no momento e critica o governo Costa e Silva, pois ele queria governar o país como se fosse uma extensão de um exército. O próprio título do editorial expõe uma das criticas, onde a desagregação do congresso é visível e mesmo diante disso Costa e Silva tenta manter as aparências de um governo perfeito.
3 ) Como você vê a tendência da Folha naquele momento histórico ?
A Folha apoiava o que lhe era conveniente, ficava “em cima