Jornalismo civico
Teorias de Jornalismo
Tema:
Discentes:
Sidney Almir Cardoso
Ano letivo 2014/2015
Sumário
Introdução 4
Antecedentes 5
Conceito 7
Fundamentos 8
Preceito 9
Jornalismo tradicional vs jornalismo cívico 10
Críticas 11
Conclusão 13
Referências bibliográficas 14
Introdução
Tradicionalmente o jornalismo é definido como uma atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Na sociedade moderna os meios de comunicação tornaram-se o principal divulgador de informação e opinião. No entanto, o papel do jornalismo vem sofrendo mutações decorrentes da expansão e de acordo com as necessidades do público.
De entre tantas mudanças surge, nos Estados Unidos da América, nos anos 90 do século XX, uma nova forma de se fazer o jornalismo, designado de jornalismo público ou jornalismo cívico.
Em termos gerais o jornalismo cívico pode ser definido como sendo o movimento que busca inserir o jornalista e sua audiência, os leitores, nos processos políticos e sociais, em detrimento da condição de meros espectadores dos fatos, cujo objetivo é construir a cidadania.
Perceber este movimento do jornalismo é o motivo maior da realização deste trabalho, cuja organização é a seguinte: antecedentes (onde serão exploradas as condições que favoreceram o surgimento deste “novo” paradigma do jornalismo); conceitos (onde se explanam as diversas interpretações do movimento); fundamentos (opiniões diversas da necessidade do movimento); preceitos (as normas e regras necessárias a se seguirem para a implementação do movimento); jornalismo tradicional vs jornalismo cívico (onde optou-se por diferenciar as duas correntes do jornalismo); criticas (onde são apresentadas as inconveniências do jornalismo cívico).
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e na internet.
Antecedentes
Em 1988, nos Estados Unidos da América (EUA), ocorria a