Os Limites do Jornalismo Esportivo na Mídia Local
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG
Os limites do jornalismo esportivo na mídia local1
Bianca Alvin2
Análise do jornalismo esportivo local. O estudo se utiliza de referencial teórico sobre mídia local, jornalismo de proximidade, cívico e esportivo. O trabalho aponta as falhas e os acertos do jornalismo esportivo local, de acordo com os conceitos estudados. Além disso, busca demonstrar o distanciamento da objetividade nos textos e o envolvimento emocional e/ou político existente entre os meios de comunicação e o local onde estão instalados. Há a análise desta editoria como forma de registro e conhecimento.
Palavras chaves: Jornalismo Esportivo; Mídia Local; Enquadramento.
A globalização aguça o interesse das pessoas por informações. Conforme
Muniz (2001), a população passa a ter necessidade de um veículo que lhe mantenha instruída e informada, principalmente sobre os acontecimentos locais, já que o nacional e global já têm os seus espaços definidos nos grandes veículos de comunicação.
Os meios de comunicação locais, por sua vez, têm interesse pela identidade da região em que estão fixados. Por isso, muitos jornais têm dado espaço nas suas páginas para a cobertura de eventos esportivos locais.
Essa cobertura segue, na maioria das vezes, as características do jornalismo esportivo nacional, ou seja, a abordagem nesta seção é mais criativa, possui detalhes e aprofunda as informações. Isto ocorre porque as notícias do esporte, principalmente as relacionadas ao jogo, já são conhecidas por aqueles que acompanham os eventos esportivos. Apesar disso, é importante que o uso de termos técnicos seja cauteloso e não polua as matérias jornalísticas.
Além disso, o jornalista esportivo tem que estar sempre atento aos fatos que ocorrem fora desta editoria, pois existem aspectos econômicos, políticos, internacionais
que