JORNAL
UNIT
A LINGUAGEM DO JORNAL
Artigo apresentado à professora Rita Amorim para a disciplina Educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação, 1º período do Curso de Graduação em Pedagogia e Letras Inglês.
Daiane
Otaviana
Kauane Lainar
Katy
Thamires Pereira
Aracaju- 2014
HISTORIA DO JORNALISMO
- A História do Jornal no Mundo
O primeiro “jornal” oficial de que se tem notícia é o Acta Diurna Populi Romani, (“Relatos diários ao povo de Roma”), que surgiu na antiga Roma durante o governo do imperador Júlio César, cerca de 59 anos a.C. Escrita em grandes placas brancas e expostas em lugares públicos populares, a Acta Diurna mantinha os cidadãos informados sobre eventos políticos e sociais, sobre guerras, sentenças judiciais, execuções e escândalos no governo. No ano de 123 A.C os chineses criaram o papel, e, no ano de 1040, foi inventada a imprensa no país, usando blocos móveis de madeira. Em 1049 o tipo móvel de argila foi criado por “Pin Sheng”. Já os jornais chineses surgiram em Pequim sob a forma de boletins escritos à mão, no século VIII.
- A Prensa de Gutenberg e o Telégrafo
No entanto, foi no ano de 1440 com a invenção da “Prensa Móvel” do alemão Johann Gutenberg, que utilizava blocos de madeira com caracteres gravados chamados de Tipos, que uma vez arranjados em tábuas formavam palavras e textos. No ano de 1447 foi inaugurada a era da impressão moderna, já que agora seria possível produzir e reproduzir volumes e impressos, como livros e jornais de forma mais rápida. Gutenberg imprimiu várias obras, mas sua obra mais famosa foi a Bíblia, de 42 linhas, cujo processo se iniciou em 1450, tendo terminado cinco anos depois, em março de 1455. Uma cópia completa desta Bíblia – que marca o início da produção em massa de livros no Ocidente – possui 1282 páginas, com texto em duas colunas; a maioria era encadernada em dois volumes.
No