Jornada nas Estrelas
THAYNARA CRISTINA DA FONSECA
ELEVADOR AUTOMOTIVO
PROJETO
CRUZEIRO/SP
2014
THALIS OTÁVIO SIQUEIRA DE OLIVEIRA
THAYNARA CRISTINA DA FONSECA
ELEVADOR AUTOMOTIVO
PROJETO
Trabalho de Curso submetido à Escola Estadual Professor José Sant’Ana de Castro como parte dos requisitos necessários para o término do 3º módulo da Mecânica na matéria de Projetos Mecânicos. Sob a orientação do Professor Luiz Celso.
CRUZEIRO/SP
2014
SUMÁRIO
1 – Apresentação 4
2 – Funcionamento 5
3 – Segurança do Elevador 6
4 – Calculo de transmissão por correia em “V” 6
5 – Engrenagens 8
6 – Plano de manutenção 9
7 – Componentes do Elevador 10
APRESENTAÇÃO
Com o crescimento da produção de veículos e a sofisticação dos modelos nos últimos anos, surgiu uma demanda de clientes em busca de serviços e produtos de qualidade e credibilidade para manutenção de seus veículos, com isso, a utilização de elevadores automotivos no mercado proporcionou maiores lucros a mecânicos, por sua facilidade de manuseio e compreensão do projeto.
FUNCIONAMENTO
O funcionamento do elevador automotivo de 1 motor consiste num motor elétrico que está acoplado a uma polia menor transmitindo rotação por meio de correia a uma maior, ou seja, reduzindo a rotação. A Polia maior é acoplada ao fuso por meio do rasgo da chaveta, fazendo-o girar em mesma rotação que a polia.
Isto é aplicado à coluna direita da máquina, para a elevação da carga seja constante em ambas colunas, é usado uma transmisão de engrenagem e corrente na base do elevador, assim a rotação do fuso direito é a mesma do fuso esquerdo.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS DO ELEVADOR
Capacidade de carga para 5 000 kg
Um motor trifásico de 3Kw (4 CV) 220/380V – 60Hz com IP-54 (Protegido contra poeira e prejeções de agua)
2 ( duas) porcas de trabalho e 2 ( duas ) de segurança.
Altura máxima de elevação 2.000 mm
Tempo máximo de elevação 60