Jornada de Trabalho e Alimentação
Quando um indivíduo é contratado numa empresa, é necessário que sejam cumpridas as suas horas de trabalho, que é chamada de jornada de trabalho.
A jornada de trabalho é contada pelo tempo de duração, que compreende a quantidade de tempo que o trabalho consome da vida das pessoas. A questão tem diversas implicações, três das quais se destacam: afeta a qualidade de vida, pois interfere na possibilidade de usufruir ou não de mais tempo livre; define a quantidade de tempo durante o qual as pessoas se dedicam a atividades econômicas; estabelece relações diretas entre as condições de saúde, o tipo e o tempo de trabalho executado. Essas razões, muito além da curiosidade histórica, são suficientes para explicar porque os estudos de tempo de trabalho que se dedicam à análise da duração se tornaram socialmente tão relevantes.
Com base nas pesquisas feitas, observou-se modificações na jornada de trabalho seguidamente provocam elevações ou diminuições no grau de rendimento de um trabalhador.
Pesquisadores perceberam que quando se reduz a carga horária de trabalho, como no Brasil por exemplo, que era de 10 a 12h/dia e foi reduzida para 8h/dia, houve um aumento significativo na produtividade, diminuição nas pausas voluntárias, redução absenteísmo com acompanhamento de acidentes e doenças.
Outros países que aderiram pela redução na jornada de trabalho, concluiu que os trabalhadores querem lucrar não só na forma de salário, como também na forma de mais tempo livre. Com isso tem a maior possibilidade de atrair mão de obra e garantir a qualidade do serviço.
PAUSA DO TRABALHO
A pausa durante o trabalho é muito confundida com o intervalo, mas para a justiça, ela tem uma diferença relevante, que é considerar como trabalho efetivo o tempo de pausa. Ou seja, mesmo parado, o trabalhador é remunerado.
As pausas são divididas em:
-Pausas Voluntárias: Pausas declaradas, Visíveis, demoram pouco tempo
- Pausas mascaradas (Trabalhos colaterais):