pec das domesticas
Algumas das novas regras estão valendo a partir de hoje, como jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais e o pagamento de horas extras
03/04/2013 | 14:29 | FOLHAPRESS Comentários (0)
Apesar das inúmeras dúvidas de empregados e empregadores sobre a PEC das Domésticas, que foi promulgada pelo Congresso, algumas das novas regras estão valendo desde esta quarta-feira (3), como a jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais e o pagamento de horas extras.
Outros benefícios, no entanto, ainda dependem de regulamentação para entrar em vigor. É o caso, por exemplo, das novas regras para o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); seguro-desemprego; adicional noturno; e multa por demissão sem justa causa.
Tire suas dúvidas sobre a nova lei
Você tem dúvidas sobre as mudanças trazidas pela PEC das Domésticas? Envie a pergunta para o e-mail cintiaj@gazetadopovo.com.br.
A Gazeta do Povo irá consultar especialistas para que as dúvidas sejam respondidas. As questões já esclarecidas podem ser lidas nesta matéria.
Saiba mais
Promulgada emenda que amplia direitos das domésticas
PEC das Domésticas pode ir à apreciação no Supremo e valer só para contratos futuros
Os contadores e as domésticas
● Veja um resumo dos novos direitos das domésticas
● Contrato de experiência: veja o que não pode faltar
Confira quais direitos já estão valendo e quais ainda precisam ser regulamentados:
Direitos já assegurados (Estão valendo a partir de hoje)
● Salário mínimo
Já assegurado antes. O valor pode variar de estado para estado, mas nunca deve ser inferior ao mínimo.
● Reconhecimento de eventuais convenções e acordos coletivos de trabalho
● Intervalo para as refeições
O horário de almoço ou jantar já começa a valer hoje. O intervalo para as refeições deve ser feito tanto para quem trabalha de dia quanto para quem trabalha à noite. Descanso mínimo de uma hora