Jornada da Alma
Jornada da Alma
Jornada da alma é uma história baseada em fatos real sobre Sabrina e Jung, através do relato no seu diário. Dois pesquisadores, Maria e Fraser tentam desvendar o mistério vivido por ambos antes e após a cura de Sabrina, seu envolvimento e paixão que envolveu ambos.
O diretor Robert Fraenza, aproveitou as correspondências de Jung, Freud e o diário de Sabrina Spielrein que narra sua relação com Jung, compondo assim o roteiro de Jornada da Alma. Sabrina Spielrein, interpretada por (Emilia Fox) tem como cenário o ano de 1905.
Toda a história tem início quando Sabrina jovem russa de 19 anos apresenta espasmos musculares, delírios, discurso incoerentes, impulsos suicidas etc., é levada por seus pais ao hospital psiquiátrico em Zurique para ser internada.
No hospital é acorrentada e tratada com procedimentos vigentes nos hospitais psiquiátricos e normativos nas instituições para esse fim.
Os pais de Sabrina retornam a Rússia deixando-a sobre os cuidados da Instituição e a seu médico.
Jung é apresentado a jovem como o médico que iria tratá-la.
Inicia-se o tratamento com sua primeira paciente com diagnóstico de histeria hoje conhecido como Transtorno Somatorforme Conversivo com episódio psicótico. Essas alterações foram apresentadas após a morte de sua irmã caçula acometida de pneumonia.
Jung dá início ao tratamento com o método da psicanálise que aprendeu com seu mestre Freud.
Jung não concordava com os cuidados oferecidos aos pacientes pelo hospital, ficando claro na cena em dispensa a freira quando ela força a paciente a se alimentar.
Seu tratamento é diferente e estranho para os demais, pois ele dispensa às duchas frias e as correntes que prendiam os pacientes a cama.
Sua proposta era de deixar que os pacientes dizerem tudo que lhe vinha na cabeça, iniciando um diálogo, ou seja: ele desejava familiarizar-se com o mundo deste, por mais desanexo que fosse.
Olhando pela fenomenologia é que a verdade do sujeito é respeitada