Jordana Pronto
O trabalho expõe buscar respostas e erguer reflexões a propósito de o questionamento se a tendência entre trabalho e educação é aceitável a partir de um propósito de vida libertada e crítica, em que o trabalho possa ser concretizado ao mesmo momento em que as condições para que a reflexão crítica possa acontecer e que os cidadãos passem a abranger e intervir nos procedimentos de produção. Assim como a educação e o trabalho se incluem e buscamos dentre as alternativas educacionais que referem o preparo para o trabalho características que admitam completar se ambos os propósitos podem conviver no ambiente educacional.
DESENVOLVIMENTO
Educar para a vida é fazer do educando um cidadão participativo, social e crítico, capaz de decidir e tomar tais atitudes. Educar para o trabalho é transmitir o respeito, valorizar o ambiente em sociedade, cultura, valores e praticar.
O trabalho e educação são possíveis a partir de um propósito de vida emancipada e crítica, em que o trabalho possa ser realizado ao mesmo tempo em que as condições para que a reflexão crítica possa acontecer e que os cidadãos passem a compreender e interferir nos processos de produção. Formação docente necessária para tal atividade ter sucesso. Educar alguém para a vida e prepará-la para saber fazer e tomar atitudes corretas diante das coisas complexas.
A partir daí o ser humano vai aprendendo comportamentos que o prepararão para se adentrar no mercado de trabalho. Todo conteúdo ensinado é direcionado para a formação do cidadão, principalmente para desenvolver capacidades intelectuais. Para ambos, pois um bom profissional, precisa ter boa educação e só assim terá bom desempenho no trabalho, a vida está relacionada ao trabalho, porque para vivermos bem e em harmonia com nós mesmos, temos que trabalhar pra termos nosso sustento e assim seremos um bom ser, e claro ser fizermos o que nos dá prazer