Le corbusier - modernismo
MODERNISMO
O Movimento Moderno foi um movimento cultural global que envolveu vários aspectos sociais, tecnológicos, econômicos e artísticos. Arquitetura moderna é designada como um conjunto de movimentos e escolas arquitetônicas que vieram a caracterizar a arquitetura produzida durante grande parte do século XX.
(CIAM - CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA MODERNA)
Não existia um ideário moderno único e uniforme. Os arquitetos constituem, a partir de 1928, um movimento internacional (CIAM). Estes arquitetos de pensamentos e produçoes tão diversas encontraram no CIAM um instrumento de convergência, produzindo um conjunto de ideias de aparência homogênea, resultando no estabelecimento de alguns pontos comuns.
MODERNISMO
Escolas e arquitetos modernos:
Bauhaus, na Alemanha Vuthemas, na Russia Le Corbusier Frank Lloyd Wright
CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES
rejeitavam os estilos históricos principalmente porque acreditavam que estes estilos mantiam uma devoção desacerbada aos ornamentos. a idéia de industrialização, força da economia e a recém descoberta noção do design estavam sempre presentes.
CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES
Máximas que se tornaram comuns entre os representantes do modernismo podemos citar:
“menos é mais” - Mies Van der Rohe “a forma segue a função” - Louis Sullivan
CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES
Os arquitetos Modernistas buscavam o racionalismo e funcionalismo em seus projetos, sendo que as obras deste estilo apresentavam como características comuns formas geométricas definidas, sem ornamentos; separação entre estrutura e vedação; uso de pilotis a fim de liberar o espaço sob o edifício; planos de vidro contínuos nas fachadas ao invés de janelas tradicionais; integração da arquitetura com o entorno pelo paisagismo, e com as outras artes plásticas através do emprego de painéis de azulejo decorados, murais e esculturas.
CARACTERÍSTICAS