Joint Venture
Joint venture ou empreendimento conjunto é uma associação de empresas,que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.
Denominação
A expressão “joint venture”, de origem na língua inglesa já encontrou foros de cidadania em nosso vernáculo, constando de nossos dicionários mais modernos,como se pode ver do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Editora Objetiva :Rio de Janeiro, 2001), razão porque nos dispensamos de colocá-la entre aspas,salvo quando a ela nos referimos, como acima, para dar-lhe as acepções ali mencionadas.
Conceito
Basicamente, uma joint venture representa a associação de duas ou mais empresas a fim de criar ou desenvolver uma atividade econômica.
Tipos de Joint Ventures
As joint ventures podem ser classificadas em vários tipos, conforme a nacionalidade de seus integrantes, o maior ou menor risco ( responsabilidade patrimonial ) dos seus partícipes, quanto à aquisição de personalidade jurídica autônoma e a forma societária adotada , quanto à sua duração e quanto às atividades que desenvolverão.
Quanto à nacionalidade : nacionais e internacionais
Podem as joint ventures constituir-se de partícipes sediados em um só país ou em vários países. No primeiro caso, nacional se lhe chama, enquanto que no segundo caso são elas denominadas internacionais. Exemplo da primeira tivemos, no Brasil, com a AUTOLATINA, que uniu duas empresas nacionais, ainda que subsidiárias de empresas estrangeiras, a FORD e a VOLKSWAGEN.
Quanto ao risco
Neste caso, um investimento direto é aquele, que se sujeita aos azares do negócio, colocado em risco de perder, caso os negócios tenham insucesso, ou auferir lucros, na eventualidade de sucesso do empreendimento.
Quanto à duração : transitórias e permanentes
Podem as joint ventures estabelecer sua duração limitada no tempo, seja por prazo determinado , seja por prazo determinável, qual, por exemplo, a