Máquinas Térmicas
I - Introdução
As máquinas térmicas ou motores térmicos são máquinas que transformam a energia calorífica em energia mecânica. Esta energia calorífica é proveniente de diversas fontes, tais como energia química, elétrica, atômica, etc. No caso da energia química, caso mais comum, a energia provém de combustíveis líquidos, gasosos ou em casos raros combustíveis sólidos.
II - Classificação dos motores quanto à combustão
II.1) Motores de combustão interna ou motores endotérmicos: a combustão ocorre dentro do próprio motor. São os motores mais difundidos, destacando-se os motores dos ciclos Otto, Diesel e Brayton, sendo utilizados para propulsão de:
- veículos terrestres (automóveis, caminhões, ônibus, locomotivas, motocicletas e outros).
- embarcações (navios, lanchas, iates, rebocadores, etc.)
- aeronaves (aviões, helicópteros, etc.) São também utilizados para uso estacionário, como por exemplo, no acionamento de geradores elétricos, compressores de ar, e bombas.
II.2) Motores de combustão externa: a combustão ocorre fora do motor, ou seja, ocorre comumente numa caldeira que produz o vapor d’água que é enviado para o motor. O calor gerado na caldeira pode ser fornecido pela energia elétrica ou pela queima de vários combustíveis como lenha, carvão mineral, bagaço de cana e óleo diesel. Como exemplos de motores de combustão externa temos as turbinas a vapor e os motores a pistão de movimento alternado (estes últimos utilizados no acionamento das locomotivas maria-fumaça).
III - Motores de Combustão Interna Quanto ao movimento dividem-se em:
III.1) motores alternativos; e
III.2) motores rotativos.
III.1 - Motores Alternativos Os órgãos dos motores alternativos, quanto à sua característica de funcionamento se dividem em 3 partes que são:
1) órgãos fixos;
2) órgãos móveis; e
3) órgãos auxiliares Dentre os órgãos fixos, existem três partes sobrepostas que constituem o arcabouço onde são montadas todas as demais peças do