John locke
O contexto histórico em que nasceu John Locke não foi o de uma aparente tranqüilidade, muito pelo contrário, o século XVII foi marcado por constantes lutas entre a "coroa" tendo o rei como representante do poder soberano contra o "Parlamento" tendo como representante a burguesia ascendente, partindo liberalismo.
A investigação sobre os processos mentais e a origem de conhecimento empreendida pó Locke tem um sentido moral, na medida em que é vista com forma de aperfeiçoar a vida dos homens. Sua preocupação com o caráter social da existência humana deu origem a importantes conceitos políticos. Para Locke, o poder deveria ser dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com sua visão, o Poder Legislativo, por representar o povo, era o mais importante.
Embora defendesse que todos os homens fossem iguais, foi um defensor da escravidão. Não relacionava a escravidão à raça, mas sim aos vencidos na guerra. De acordo com Locke, os inimigos e capturados na guerra poderiam ser mortos, mas como suas vidas são mantidas, devem trocar a liberdade pela escravidão.
Natasha Pires nº18 2ª