Fundamento da administração
O trabalho do administrador não se restringe ao presente, ao atual, ao corrente. Ele precisa extrapolar o imediato e se projetar para frente, tomando decisões estratégicas além de planejar o futuro da sua organização.
O planejamento é a função administrativa que definem objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Como principal decorrência do planejamento está os planos. Os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos, além de serem balizadores nos aspectos de definição de recursos para alcançar os objetivos organizacionais, servem também para integrar os vários objetivos a serem alcançados, permitem que as pessoas trabalhem em diferentes atividades consistentes com objetivos definidos e permite o monitoramento e a avaliação em relação a certos padrões dos objetivos, a fim de permitir a certos.
Objetivo são resultados específicos que se pretende atingir, ele é o primeiro passo do planejamento. Eles são estabelecidos para cada subunidade da organização.
Planejar significa olhar para frente, visualizar o futuro e o que devera ser feito.
Podemos observar que em todos os casos o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões.
Organizar é o processo de nos certificarmos que os recursos humanos, materiais e financeiros trabalhem lado a lado. O planejamento fornece a informação e as estimativas que permitem juntar esses recursos com maior eficácia. Por exemplo: uma parte importante da organização é conseguir o pessoal adequado.
O desdobramento da estratégia está conectado aos valores e premissas básicas da empresa, em particular ao estilo de liderança predominante. Nas empresas em que prevalece o “comando e controle”, cascateiam-se metas de cima para baixo. O processo de comunicação e sugestões de baixo para cima é pouco importante ou mesmo não ocorre, fazendo com que as pessoas fiquem dependentes das definições das chefias, atrofiando suas capacidades e iniciativas. As