Administração da produção
A Administração da Produção e Operações nas Organizações
Na concorrência entre duas lojas de Fast Food com produtos similares, se o público-alvo é o profissional que deseja fazer um lanche rápido na hora de almoço, a presteza do atendimento tende a ser mais decisiva do que pequenas variações no preço e na própria qualidade do sanduiche, para efeito da escolha feita pelo cliente. Mas se o pão é ruim ou o preço do sanduiche é o mesmo de um jantar sofisticado, a loja nem será lembrada quando o cliente decidir fazer seu lanche (isto é, o preço e a qualidade qualificam a loja para a concorrência).
Mas é o tempo de atendimento que, provavelmente, determinará a escolha final (nesse caso a rapidez de entrega atua como o fator ganhador). O mesmo exemplo pode resultar numa análise totalmente diversa se o público alvo, ao invés de executivos, é composto de assalariados de baixa renda. Nessa hipótese, a tendência é que o preço do sanduiche passe a ser decisivo deixando a rapidez da entrega relegada a um papel ainda importante, mas apenas qualificador.
A Estratégia
Para o segundo caso citado acima de um Fast Food voltado a pessoas com baixa renda salarial, a estratégia de liderança adotada seria o custo total com objetivo de alcançar o menor custo possível por meio da utilização de políticas e processos juntamente com uma boa estratégia de marketing que norteiem a empresa para suas atividades e fins, mas pra fazer-se necessário que a empresa disponha de uma grande capacidade instalada para atender elevadas demandas, que resultará em economias de escala e reduções de custo. Mesmo considerando importantes os atributos de qualidade e atendimento ao cliente, o foco dessa estratégia é o baixo custo para conquistar os clientes sensíveis ao preço, mesmo que a existência e ação das forças competitivas influenciem a rentabilidade da empresa, a liderança no custo total permite que a empresa