John locke
(1632 – 1704)
John Locke
John Locke nasceu em Wrington, Inglaterra, em 1632 e estudou filosofia, ciências naturais e medicina na Universidade de Oxford. Sua vida foi voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual, sendo considerado um dos mais importantes pensadores da doutrina liberal e o principal representante do empirismo britânico.
Sua influência costuma ser separada em três grandes áreas. Na filosofia, construiu uma teoria do conhecimento, que investigou o modo como a mente capta e traduz o mundo exterior. Na política, ele foi o pai do liberalismo como o conhecemos hoje: é o autor de dois tratados de governo que sustentaram a implantação da monarquia parlamentarista na Inglaterra, inspiraram a Constituição dos Estados Unidos e anteciparam as ideias dos iluministas franceses. Na educação, compilou uma série de preceitos sobre aprendizado e desenvolvimento.
Para Locke, o homem nasce sem ideias inatas e a busca pelo conhecimento é feita através da experiência adquirida da percepção dos sentidos. Assim, afirma que, no momento em que nascemos, somos como uma “tábula rasa”, uma espécie de papel em branco, no qual se encontra, inicialmente, sem nada escrito. Desta forma, a experiência deve ser baseada na observação do mundo, sendo ela dúplice: externa e interna. A primeira realiza-se através da sensação e nos proporciona a representação dos objetos externos: cores, sons, odores, etc. A segunda realiza-se através da reflexão, que nos proporciona a representação das próprias operações exercidas pelo espírito sobre os objetos da sensação, como: conhecer, duvidar, querer,