John Dewey
Se você já ouviu falar que é necessário valorizar a capacidade de pensar dos alunos, que o aluno deve ser preparado para a realidade e que devemos unir à teoria a prática? Se você de alguma forma se preocupa com essas questões você já se deparou com alguma concepções de John Dewey. Ele foi muito importante para a educação de todo o mundo, no Brasil John influenciou a Escola nova, que foi liderado por Anísio Teixeira, quando colocou a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.
Dewey é um dos nomes mais influentes da corrente filosófica conhecida como pragmatismo, porém ele preferia usar o nome instrumentalismo, tem esse nome pois fala que as idéias só tem importância se servirem de instrumento para a resolução de problema reais. Já no campo da pedagogia, Dewey se inscreve na chamada educação progressiva, onde o objetivo principal era educar a criança como um todo, dando importância ao seu crescimento físico, emocional e intelectual.
O princípio é que os alunos aprendem melhor quando realizam algum tipo de atividade que esa relacionado com o conteúdo que foi ensinado, algumas atividades, brincadeiras, tarefas acabaram quando destaque e ainda incentivam os alunos a pensar por si mesmo, desenvolvendo o seu senso crítico. Deste modo a democracia ganha peso, pois a democracia é uma ordem política na qual o individuo é valorizado, e é capaz de decidir em conjunto a qual grupo pertence. Dewey também defendia a democracia não apenas no campo institucional, mas também dentro das escolas.
John Dewey foi um filósofo muito importante,pois revolucionou a educação de todo mundo, fez com o que os alunos se interessassem em aprender, a desenvolver seu próprio pensamento e seu senso critico.