Johann Heinrich Lambert
Matemático, físico, astrónomo e filósofo, Johann Heinrich Lambert, igualmente conhecido por Jean Henri Lambert, nasceu a 26 de agosto de 1728, em Mulhausen (Alsácia), no cantão alemão da Suíça, e morreu a 25 de setembro de 1777, em Berlim. Como era proveniente de uma família humilde, o pai, alfaiate de profissão, permitiu, com certa relutância, que Lambert seguisse os estudos, tendo numa primeira fase enveredado pela teologia e mais tarde pelas ciências exatas. Vocação aliás plenamente confirmada em 1774, ao observar um cometa, uma vez que as investigações ditadas por esta observação culminaram com a descoberta do teorema designado com o seu nome.
Em 1748, Lambert transferiu-se para Cóira, como precetor dos filhos do conde de Salis, com os quais, entre 1756 e 1758, visitou as cidades de Gotinga, Utrecht, Paris, Marselha e Turim. Essa viagem proporcionou-lhe o conhecimento e a estima de personalidades destacadas como D'Alembert e Kastner. Pelo seu trabalho, foi eleito membro ativo da Academia fundada em Munique, em 1759, e foi admitido na Academia de Ciências de Berlim, em 1765.
Admirador da lógica, num estudo histórico-crítico do famoso postulado de Euclides, chegou a conclusões que levam a considerá-lo como um precursor da geometria não euclidiana. Por outro lado, partindo da "característica geométrica" formulada por Leibniz em 1679, propôs e aplicou um sistema de notações que permite substituir o cálculo pelo raciocínio, dando assim um precioso contributo à lógica matemática. A ele se deve a introdução em trigonometria de certas funções designadas de hiperbólicas.
Lambert demonstrou, posteriormente, a sua conceção da matemática como um instrumento prático, e tal conceito está na base da obra Perspetiva Livre. Na teoria da sombra, Lambert enunciou as chamadas leis do cosseno e, em 1760, explicou a fotometria. A unidade de medida fotométrica da densidade do fluxo luminoso é denominada teoria de Lambert em sua honra.
No domínio da