Jogos
A finalidade deste trabalho é buscar entender a atuação, os desafios, o processo avaliativo das crianças ou adolescentes, a formação e preparação dos pedagogos, para atuar com crianças no ambiente hospitalar que visivelmente é diferente da sala de aula.
Introdução
A Pedagogia Hospitalar é um processo alternativo de educação, pois ultrapassa os métodos tradicionais escola/aluno, buscando dentro da educação formas de apoiar o paciente no hospital. É um atendimento que pode auxiliar no processo de recuperação do paciente, caracterizado como uma nova modalidade educacional.
É um modo de ensino da Educação Especial que visa a ação do educador no ambiente hospitalar, no qual atende crianças ou adolescentes com necessidades educativas especiais transitórias, ou seja, crianças que por motivo de doença precisam de atendimento escolar diferenciado e especializado. Cabe ao hospital buscar alternativas e métodos qualificados que possibilitem aos pacientes usufruírem de abordagens educativas por um determinado espaço de tempo.
Este novo espaço de educação nos hospitais é desenvolvida pela necessidade de atender crianças afastadas da escola e também é um espaço de ajuda nos transtornos emocionais, causados pela internação, como a raiva, insegurança, incapacidades e frustrações que podem prejudicar na recuperação do paciente.
Esta pedagogia propõe desafios aos educadores e possibilita a construção de novos conhecimentos, atitudes e busca levar a criança a compreender seu cotidiano hospitalar, de forma que esse conhecimento lhe traga certo conforto emocional.
Ao desenvolver um trabalho educativo com a criança internada, o pedagogo também trabalha o lúdico de forma que alivie possíveis irritabilidades, desmotivação e estresse do paciente.
A pedagogia hospitalar poderá atuar nas unidades de internação ou na ala de recreação do hospital. Como direito da criança, desfrutar de alguma recreação, programas de educação para a saúde e acompanhamento do