Jogos e Educação
Palavras-chave: Jogos. Habilidades. Educação integral.
1 INTRODUÇÃO
A utilização de jogos em educação não é algo novo, porém, mais usado em séries iniciais. Entretanto, o jogo pode favorecer a aprendizagem, auxiliando crianças, jovens e adultos a desenvolver habilidades: sociais, emocionais, éticas e cognitivas. Os jogos, para Vigotski (2003), possuem importante papel na formação integral do ser humano.
A criança sempre brinca, é um ser que brinca, porém seu jogo sempre possui um sentido importante. [...] A criança reproduz e assimila ativamente o que observa nos adultos, aprende as mesmas atitudes e desenvolve as habilidades mais primordiais para sua atividade futura (VIGOTSKI, 2003, p. 105).
De forma prazerosa e lúdica, o jogo proporciona aos alunos exercitarem o senso crítico, aprenderem com os colegas ao tentarem solucionar os desafios, provoca pluralidade de respostas, auxiliando na criação de um pensamento divergente, eliminando a ideia da solução única para os problemas. Assim, o objetivo deste estudo foi realizar pesquisa bibliográfica, buscando sistematizar informações que propiciem mais segurança aos docentes no uso de jogos. Os dados