Jogos na Educaçao
Ditado interativo:
Nessa atividade, em vez de aplicar um ditado tradicional, fazemos um novo tipo de ditado, no qual buscamos ensinar a ortografia refletindo sobre o que se está escrevendo. Ditamos à turma um texto conhecido fazendo pausas diversas nas quais convidamos os alunos a focalizarem e discutir certas questões ortográficas previamente selecionadas. A opção por um texto conhecido das crianças não é gratuita, se o texto já foi lido e discutido com os alunos estabelece-se uma unidade de sentido. Durante o ditado o professor para e questiona se há algumas palavras que acharam difícil.
Releitura com focalização:
É um encaminhamento semelhante ao ditado interativo. Durante a releitura de um texto já conhecido, fazemos interrupções para debater certas palavras, lançando questões sobre sua grafia.Ao reler o texto, incentivamos as crianças a focalizar a atenção na grafia das palavras.
Reescrita com transgressão ou correção:
Os objetivos dos momentos de reescrita é especialmente refletir sobre as propriedades de nossa norma ortográfica, lançando mão também do recurso de pedir para que escrevam errado de propósito. Assim como nas outras atividades descritas, nossa intenção é discutir com os educandos os acertos e erros que produzem/descobrem. Quando a escola só pede para que transformem o errado em certo contribui para a manutenção dos preconceitos lingüísticos.
Ao enfocar as questões ortográficas, temos defendido a postura de descriminalizar o erro e usá-lo como fonte de explicação, de tomada de consciência, transformando as situações de reescrita em uma via de mão dupla: atuando com os aprendizes indo também do errado para o certo e do certo para o errado, sempre discutindo o que fazemos.
Revisão de texto com foco na orografia:
É preciso que os alunos aprendam que a escrita não se resume à primeira versão de um texto: escrever implica vários retornos ao que foi escrito, para aprimorar a primeira versão. A