Jogos na educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO-UNEMAT
CAMPUS UNIVIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
PROFESSORES ORIENTADORES: ME. ROBSON GONÇALVES ROCHA ES. IOLANDA
ACADÊMINA: JANEIN JOSÉ DA SILVA FERREIRA
PROJETO DE ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental da Escola (a definir).
DELIMITAÇÃO DO CORPUS:
O tema será trabalhado com auxílio da leitura e diversos textos jornalísticos, recortes de jornais, classificação de sessões jornalísticas, identificação de gêneros textuais contidos nos jornais, reconhecimento de uma manchete de jornal, produção e apresentação de textos jornalísticos orais e escritos, debates sobre um texto (temas polêmicos veiculados pelo jornal).
Desse modo podemos descrever o jornal como um “espaço físico onde são publicadas as notícias apuradas pelos jornalistas. Sua função é levar, através dos textos noticiados, o cidadão a espaços que ele não pode entrar”. JUSTIFICATIVA:
Tem-se observado nas diferentes áreas do conhecimento, por parte dos docentes de diversas disciplinas, uma marcante dificuldade dos alunos em interpretação textual, bem como produção escrita. Vale advertir que esta dificuldade não se dá apenas na área da Língua Portuguesa. O aluno, em todas as disciplinas é instigado a interpretar a fala do professor ao elucidar a matéria, as questões formuladas nas avaliações, textos que circulam no meio social, sejam orais ou escritos, e também é dirigido, muitas vezes, a dissertar acerca de um determinado assunto. Em seus diversos gêneros, encontramos o jornal, que é um suporte, aonde podemos encontrar vários gêneros textuais e, ao percebemos o jornal, como um veículo de domínio público e sua participação em sala de aula, pois diariamente no ambiente escolar discutimos determinados assuntos, como política, futebol, acontecimentos policiais, entre outros fatos que podemos