jogos e brincadeiras
JOGOS E BRINCADEIRAS
André Pazo, Daise Rodrigues,
Natialia Bertoli, Stephanie Mello,
Renata Giusti, Vinicius Lima,
Pedro Henrique.
Cultura Brasileira
Prof. Ralfo Barreto
SÃO PAULO
2013
As diferentes origens das brincadeiras
A contribuição africana nas brincadeiras de criança foi grande, ainda que os escravos fossem subjugados pelos brancos, a convivência entre eles era intensa e não havia como evitar a transmissão de crenças, costumes e religiões. Com as crianças, não foi diferente, uma das funções dos filhos de escravos era acompanhar o “sinhozinho” e a “sinhazinha” na hora da diversão, o que acabou consolidando no país diversas brincadeiras de origem africana, como escravos de Jó, pular elástico e pular corda.
Logicamente, a herança européia, principalmente dos nossos colonizadores portugueses também é grande, estando entre as brincadeiras dessa origem a cabra cega, jogo das pedrinhas, bola de gude, estátua, gato e rato, par ou ímpar, caracol, pula carniça, passa anel, berlinda, arcos, cavalinhos de pau.
Já entre as brincadeiras de origem indígena estão a peteca, que significa na língua Tupi “bater com a mão”, feita de palha e recheada com folhas de algodão pelos índios, o pião, feito com a fruta yua’apong e varinha de bambu, e a perna de pau, feita de madeira local e tira de embira.
São brincadeiras simples, que não precisam de muitos recursos, mas que permanecem até hoje na nossa cultura e são muito queridas pelas crianças.
Jogos e brincadeiras Infantis populares
CABRA CEGA
Este jogo conhecido como Galinha-cega (Espanha); Vaca-cega (Alemanha);
Blindman’sBuff (Estados Unidos), Colinmaillard (França) e no Brasil, também é conhecida como pata-cega, na região Norte e cobra-cega, em alguns estados do Sudeste e Centro-oeste.
Que hoje acreditasse que tenha inicio a 500 a.C., durante a Dinastia Zhou,