Jogos e brincadeiras nas series inicias
Os jogos e as brincadeiras são tão importantes e fundamentais para a criança quanto o alimento que a faz crescer. Pois, além do divertimento, serve como suporte para que a criança na fase escolar alcance o seu desenvolvimento social, emocional, cognitivo e afetivo.
Sendo assim, o tema em discussão – O jogo e a brincadeiras Nas Series Inicias – tem como objetivos, definir e distinguir o jogo e a brincadeira, analisar suas contribuições no desenvolvimento das crianças e compreender o jogo e a brincadeira como recurso pedagógico.
Os professores devem acreditar na capacidade dos jogos e das brincadeiras, tendo a criança, como ser ativo, pensante e participante, que aprecia as novidades e também aprende brincando. Isso foi dito porque muitos professores não concordam que essa metodologia de aprendizado funcione.
Através das brincadeiras, as crianças constroem conhecimento e desenvolvem a atenção, a agilidade, a associação, a coordenação motora, entre outros. Quando as crianças brincam, elas ativam sua imaginação, criam sua própria maneira de brincar, desenvolvem-se sem perceber o que contribui na construção da autonomia e personalidade.
Quando está brincando, a criança recria o mundo ao seu redor, refazendo os fatos para adequá-los à sua capacidade de assimilação. Enquanto brinca, seu conhecimento se amplia, pois pode expressar o que sente e vê nessa atividade.
Brincar favorece a auto-estima da criança e a interação com seus pares, propiciando situações de aprendizagem que desafiam suas capacidades cognitivas.
Por meio do jogo simbólico, elas aprendem a agir, têm a curiosidade estimulada, adquirem iniciativa e exercitam sua autonomia. As atividades lúdicas proporcionam ao ser humano o desenvolvimento integral, ou seja, o desenvolvimento afetivo,