COL GIO ESTADUAL DE PATO BRANCO
METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PATO BRANCO/ PR
OUTUBRO/ 2014
EMILY FABRIS
PLANO DE AULA: PETECA
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia do Ensino de Educação Física, na 4ª série NA do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual de Pato Branco, sob supervisão da professora Jucelaine.
PATO BRANCO/ PR
OUTUBRO/ 2014
Conteúdo
Bater Peteca
Objetivo Geral
Propor a criação e desenvolvimento da brincadeira peteca.
Objetivo Específico
Reconhecer a brincadeira de peteca como brincadeira popular;
Promover a interação entre os alunos para a socialização do jogo;
Desenvolver a criatividade dos alunos na criação de uma peteca.
Fundamentação Teórica
Origem do Jogo
Muito antes da chegada dos portugueses, os índios brasileiros já se entretinham arremessando tocos de madeira ou palha amarrados a penas de aves; além de divertir, a brincadeira servia de aquecimento durante o inverno.
Em consequência, os colonizadores adotaram a brincadeira, que foi sendo transmitida.
Em 1920, durante as Olimpíadas na Antuérpia, os atletas brasileiros atraíram a atenção de competidores de outros países, jogando peteca durante os intervalos. Nessa época, entretanto, o jogo ainda não tinha regras.
Em 1936, depois de conhecer o jogo numa visita ao Rio de Janeiro, o professor alemão Karlhan Korh introduziu-o em seu país. Mas apenas em 1973 começaram a estabelecer regras para o esporte. O primeiro Campeonato de Peteca aconteceu em 1987, graças às federações espalhadas pelo país.
Em 26 de maio de 2000, foi fundada uma associação federal em Berlim a International Indiaca Association, com o objetivo de regulamentar o jogo e produzir torneios. O primeiro torneio mundial de Indiaca, nome internacional da peteca, foi realizado na Estônia, em 2001.
Regras do jogo da Peteca – Modo Simples
Número de jogadores: dois ou mais. Quanto maior o número de jogadores, mais divertido é o jogo.
Local: pode