Jogos, Projetos e Oficinas para a Educação Infantil
A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica. A função pedagógica tem como pressuposto básico um trabalho que toma a vivência e os conhecimentos prévios da criança como ponto de partida e os amplia, com o objetivo de levá-la à construção de novos conhecimentos, valorizando suas descobertas e respectivas manifestações, incentivando sua forma de comunicar-se, sua criatividade e espontaneidade, num ambiente que propicie experiências prazerosas e espontâneas.
Saber quais as competências essenciais a serem desenvolvidas pelas crianças da Educação Infantil é proporcionar meios de concretizar as intenções educativas. Segundo o Referencial Curricular Nacional ela deve ser organizada de modo a propiciar aos alunos: condições que leve a criança a desenvolver uma imagem positiva de si; descobrir suas potencialidades e seus limites; estabelecer vínculos afetivos; estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais; observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade; expressar emoções; utilizar as diferentes linguagens; conhecer suas manifestações culturais.
O caráter formativo da avaliação na Educação Infantil é: diagnosticar, classificar, controlar, onde se faz mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção.
A avaliação formativa é um conjunto de ações que pode ser utilizada pelo professor que consiste em acompanhar o processo educativo, considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 a 6 anos, por meio de registros.
Os autores fazem uma reflexão sobre todas as áreas do conhecimento Matemática, Língua Portuguesa, Natureza e sociedade, Músicas, Jogos e Brincadeiras, Projetos e Oficinas, trazendo diversas sugestões de se trabalhar em cada área.
O trabalho com a matemática deve possibilitar aos alunos