Artigo sobre jogos na educação infantil
É repleto de idéias e sugestões para o ambiente escolar, músicas, ditados populares, quadrinhas, trava-línguas, adivinhas, parlendas, brincadeiras, datas comemorativas, jogos, oficinas de trabalhos para as datas comemorativas e projetos de ensino.
Os autores definem também diferentes propostas de trabalho nos conteúdos da Educação Infantil em matemática, língua portuguesa, natureza e sociedade, músicas, jogos e brincadeiras, projetos e oficinas.
A função pedagógica da Educação Infantil tem como pressuposto um trabalho que toma a vivência e os conhecimentos prévios da criança como ponto de partida e os amplia com o objetivo de levá-la à construção de novos conhecimentos, valorizando suas descobertas e respectivas manifestações, incentivando sua forma de comunicar-se, sua criatividade e espontaneidade, num ambiente que propicie experiências prazeirosas.
Quanto aos objetivos gerais, os autores os organizam e os definem de acordo com as orientações gerais dos RNEI's.
Já o caráter formativo da avaliação, enfoca o tema como uma síntese de suas diversas funções: diagnosticar, classificar e controlar; a avaliação dignóstica tem a intenção de constatar se os alunos possuem conhecimentos e habilidades necessários às novas aprendizagens. Surge identificada como avaliação formativa, a observação contínua e sistemática do desempenho nos processos de aprendizagem vivenciados pelas crianças. Ainda, segundo os autores, as características da avaliação na educação (global, contínua e formativa) permitem ao professor direcionar sua prática educativa, respeitando as potencialidades das crianças. O registro das observações tem como