JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO: “CARA A CARA” E “SEMPRE 12”
DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO: “CARA A CARA” E “SEMPRE 12”
SILVANA CUNHA
JUNDIAÍ, SP
2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA
JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO: “CARA A CARA” E “SEMPRE 12”
Trabalho apresentado a disciplina de Atendimento Psicopedagógico II: Raciocínio Lógico-Matemático, ministrada pela Profa. Ms. Adriana Maria Corder Molinari.
SILVANA CUNHA
JUNDIAÍ, SP
2010
JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO
O jogo como estratégia no processo ensino/aprendizagem é um instrumento motivacional que, sendo bem aproveitado pedagogicamente, pode servir de contexto para a realização de aprendizagens matemáticas bastante significativas.
O jogo cria situações que desenvolvem o lado mental, estabelecendo uma corrente incitadora da curiosidade. A criança passa a ter o seu pensamento estimulado e, isso ajuda na concentração e na atenção que são os pontos primordiais no sucesso intelectual.
O andamento bem sucedido de uma atividade lúdica deve-se a um planejamento bem elaborado, com metas e objetivos, mediante a um plano de ação que admita a instrução e assimilação dos conceitos matemáticos.
Gandro (2000) ressalta que o jogo propicia o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas na medida em que possibilita a investigação, ou seja, a exploração do conceito através da estrutura matemática subjacente ao jogo e que pode ser vivenciada, pelo aluno, quando ele joga, elaborando estratégias e testando-as a fim de vencer o jogo.
1. Nome do jogo: Cara a Cara
1.1. Descrição do jogo: Esse é um jogo de senha indicado para crianças a partir dos 6 anos de idade. O jogo admite dois jogadores ou dois grupos de jogadores, que têm um conjunto com 24 retratos diferentes. Sorteia-se uma carta para cada um e, por meio de perguntas,