estatistica
ISSN 1984-820X
Uma Proposta para o Estudo de Conceitos Básicos de Probabilidade
José Marcos Lopes
Departamento de Matemática, FEIS, UNESP
15385-000, Ilha Solteira, SP
E-mail: jmlopes@mat.feis.unesp.br
Resumo: No presente trabalho relatamos os resultados de uma investigação que procurou determinar se o uso de jogos juntamente com a metodologia de resolução de problemas pode contribuir para o ensino e aprendizagem de conceitos de probabilidade. A investigação ocorreu em quatro salas do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os resultados indicam que a utilização dessa proposta de ensino pode favorecer a aprendizagem e torna as aulas mais prazerosas e participativas para os alunos. Os alunos tornam-se ativos no desenvolvimento de seu próprio conhecimento.
Introdução
Os resultados da investigação aqui descritos fazem parte do projeto de pesquisa “Jogos com
Resolução de Problemas para o Estudo de Probabilidade no Ensino Médio”, desenvolvido junto a três professoras efetivas da rede estadual de ensino de uma cidade do interior paulista. O objetivo principal desse projeto é apresentar uma nova proposta para o ensino de probabilidade, utilizando-se um jogo de dados e a metodologia de resolução de problemas. A resolução de problemas é utilizada para a construção dos conceitos matemáticos. Assim, mediante a utilização deste jogo, formulamos vários problemas, cujas soluções e a adequada intervenção do professor, induzem os alunos a construção/reconstrução de todos os conceitos básicos de probabilidade.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) estabelecem que a principal finalidade para o estudo de probabilidade é a de que o aluno compreenda que grande parte dos acontecimentos do cotidiano são de natureza aleatória e é possível identificar prováveis resultados desses acontecimentos. As noções de acaso e incerteza, que se manifestam intuitivamente, podem ser exploradas na