relatorio do foguete
Projeto Interdisciplinar – Projeto de um foguete com garrafa PET.
1. Introdução
Foi proposta aos alunos de primeiro período de Engenharia, a construção de um foguete de garrafa pet propulsado a água e ar comprimido.
Ao elaborar e executar esse projeto, o aluno será motivado a trabalhar em equipe, a ser criativo, a fazer cálculos para obter sucesso em toda execução do projeto neste caso foram utilizadas as formulas do movimento obliquo, a estudar detalhadamente a viabilidade econômica desse projeto, enfim, a desenvolver como um todo, de forma prática e interessante, as disciplinas ministradas em sala de aula.
2. Objetivo
O projeto interdisciplinar tem como objetivo proporcionar a integração de todas as disciplinas ministradas, bem como vivenciar suas aplicações práticas e desenvolver suas habilidades de criação, trabalho em equipe, planejamento, projeto e execução.
Ao construir esse foguete, o foco é obter grande precisão no lançamento horizontal com alcance de um alvo localizado a quarenta metros e com maior alcance vertical.
Deve-se levar em consideração, a inovação da base de lançamento, a escolha do material de modo a visar o custo-benefício, a facilidade e segurança da operação, a funcionalidade e ainda garantir a integridade estrutural do foguete após diversos lançamentos.
3. Como funciona o foguete
Os foguetes funcionam queimando combustível líquido ou sólido e ejetando o resultado dessa queima em altíssima velocidade na direção oposta àquela em que se quer que o foguete vá. E esse movimento do foguete é explicável pela terceira Lei de Newton, que diz: “A toda ação corresponde uma reação de igual intensidade, mesma direção e sentido contrário”.
No foguete de garrafa pet propulsado a água e ar comprimido o princípio é o mesmo: quando a boca da garrafa se desprende da base, o ar comprimido empurra a