Jogos pan helenicos
No decorrer do trabalho foram feitas as considerações gerais, onde são abordados os locais de realização dos jogos, eventos desportivos, os participantes, os prêmios e o fim dos jogos. Por fim, são ditas as atualidades, e por este conseguimos observar as diferenças extremamente notáveis dos jogos atuais e dos jogos de antigamente.
JOGOS PAN HELENICOS
Por volta de 776 A.C eram organizadas na Grécia competições desportivas, e as mesmas recebiam o nome do local onde se realizavam, essas competições eram chamadas de jogos pan helênicos. Nesse tempo a Grécia não era um país único, e sim uma Cidade Estado, então esses jogos eram especiais porque constituíam uma reunião de todos os povos da região (pan = todos, hellene = grego). A participação das pessoas nos jogos era motivada pelo sentimento de pertencerem à mesma religião e cultura.
Os jogos eram realizados em quatro distintos locais, nunca aconteciam no mesmo ano e por motivo de crença, cada jogo homenageava um Deus diferente:
- Os Jogos em Olímpia: Jogos Olímpicos, 4 em 4 anos, Zeus ( Rei dos Deuses)
- Os Jogos em Delfos: Jogos Píticos, 4 em 4 anos, Apolo ( Deus da luz e da Razão)
- Os Jogos em Corinto: Jogos Ístmicos, 2 em 2 anos, Poseidon ( Deus do mar e dos cavalos)
- Os Jogos em Nemeia: Jogos Nemeianos, 2 em 2 anos, Zeus ( Rei dos Deuses)
[pic]
Mediterrâneo: Grécia e local dos jogos
Dos quatro jogos pan helênicos, os de Olímpia eram os mais importantes, porque o local de realização dos jogos não era uma cidade e sim um santuário. A área sagrada eram constituída por