Jogos Matemáticos
A ideia principal é não deixar o estudante participar da atividade de qualquer jeito, devemos traçar objetivos a serem cumpridos, metas à alcançar, regras gerais que deverão ser cumpridas.
O aluno não pode encarar o jogo como uma parte da aula em que não irá fazer uma atividade escrita ou não precisará prestar atenção no professor, promovendo assim uma conduta de indisciplina e desordem, mas precisa ser conscientizado de que aquele momento é importante para sua formação, pois ele usará de seus conhecimentos e suas experiências para participar, argumentar, propor soluções na busca de chegar aos resultados esperados pelo orientador, porque o jogo pode não ter uma resposta única, mas várias e devemos respeitar as inúmeras respostas, desde que não fujam do propósito.
A utilização de atividades lúdicas na Matemática e de materiais concretos é totalmente relacionada ao desenvolvimento cognitivo da criança. Há de se refletir que alguns conteúdos específicos da Matemática não possuem relação com a ideia de serem aplicados utilizando jogos, mas de certa forma promovem um senso crítico, investigador, que ajuda na compreensão e entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da Matemática.
A wikipédia, a maior enciclopédia livre do mundo define:
Os jogos Matemáticos são jogos onde a ênfase é colocada na análise matemática da estrutura ou das estratégias mais adequadas. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_matem%C3%A1ticos).
Abaixo, conheceremos alguns jogos e também poderemos utiliza-los:
Alguns exemplos de jogos não eletrônicos:
Nim (jogo)
O Nim, é um jogo de origem