Jogos matemáticos como recurso didático
Secretaria de Educação à Distância – SEDIS
Curso: Licenciatura em Matemática à Distância
Projeto de Matemática
TÍTULO: Jogos Matemáticos como Recurso Didático
Apresentação
Aluno: Elinaldo Nogueira da Silva
Matricula: 2005 40556
Pólo: Maceió
Tutor: Marinalva Rodrigues dos santos
Escola: Guiomar de Almeida Peixoto
Professor colaborador: Benedito Farias
OBJETIVOS:
- Estimular a aprendizagem da Matemática através de recursos pedagógicos que despertem no aluno o interesse e o gosto pelo estudo da disciplina.
- Mostrar que a Matemática pode ser aprendida através de jogos e brincadeiras esquecendo um pouco as equações e fórmulas.
- Facilitar a assimilação e compreensão com o raciocínio lógico.
- Estimular o gosto pela disciplina de Matemática, alterando a rotina da turma com atividades diversificadas, visando aumentar a motivação, concentração e aprendizagem dos conteúdos da disciplina.
INTRODUÇÃO
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Os educadores matemáticos devem procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico- dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.
O uso de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do